Sustenta-
bilidade

A palavra “Sustentabilidade” está na moda, não há como negar. O século XXI é a época em que as empresas querem ficar cada vez mais “verdes”. Porém, tanto a política verde quanto suas ações mais conhecidas como reciclagem do lixo e redução do desperdício são apenas uma pequena parte do que realmente o termo “empresa sustentável” significa.
Podemos dizer que muitas empresas fazem o uso de ferramentas sustentáveis hoje em dia, mas poucas delas conseguem ser reconhecidas como modelo em algum dos seus aspectos. Por que será?

Para explicar melhor como a Equipalcool conseguiu ser reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do Estado de São Paulo, é interessante antes de tudo sabermos quais foram as empresas pioneiras neste assunto, que são lembradas até hoje por suas praticas. São valores e crenças que serviram de exemplo para as duas áreas em que a Equipalcool mais se destaca dentro da sustentabilidade: A cultura organizacional e o incentivo à educação.

"Alguém que trabalha por uma causa,
é muito mais feliz"

O caso mais lembrado quando se fala em modelo de cultura organizacional é o do Banco Real:

O ABN Amro/Banco Real queria ser o banco mais sustentável do país já em 1999. O então presidente na época Fábio Barbosa pensou além do seu tempo quando disse que nem todo dinheiro que circulava no banco era igual, pois percebeu que enquanto alguns clientes praticam o bem, outros agiam de forma antiética. A partir dessa separação, ele resolveu tomar a decisão polêmica de boicotar empréstimos para as empresas que tivessem qualquer ligação com o desmatamento na Amazônia. Com essa decisão perdeu uma dúzia de clientes, claro, mas em compensação conquistou 15 milhões novos parceiros. O número de clientes passou de 5 a 20 milhões. Fábio Barbosa costumava dizer que “Alguém que trabalha por uma causa é muito mais feliz”.


Caso da Natura, segundo exemplo de cultura organizacional:

A Natura tinha acabado de criar um código de ética quando uma de suas funcionarias sofreu um acidente no ambiente de trabalho. Ela processou a Natura, uma causa que com certeza já estava perdida. O advogado da empresa sugeriu então que os sócios comprassem o perito, mas Guilherme Leal, um dos fundadores da marca e copresidente, preferiu ir pelo caminho mais difícil, mais lento, porem mais ético. Perderam a causa, mas são reconhecidos pelo ato de honestidade mundialmente até hoje.


Caso PEPSICO: Marca lembrada pelo incentivo à Educação e desenvolvimento

A presidenta da PEPSICO, Andrea Alvares, criou no marketing interno de sua empresa um movimento chamado unboxing, para incentivar os lideres de cada setor a saírem de sua rotina e conhecerem o que acontece dentro de um lixão. Quais as marcas que seriam mais encontradas lá? A atividade foi produtiva, porque em apenas um minuto um dos funcionários encontrou latinhas de Pepsi no meio do lixo, o que provocou neles a necessidade de mudança, a busca por produzir embalagens que não causassem dano ao meio ambiente.


Caso Amanco: Segundo caso de marca modelo em Educação e Desenvolvimento

A presidenta da empresa Marise Barros criou um curso para capacitar encanadores, uma profissão que não tinha quase profissionais formados no Brasil. Um diploma técnico para um encanador, além de ser muito útil para a empresa, trouxe orgulho para aqueles que receberam. Foram mais de 100 mil encanadores formados e mais de 100 mil agradecimentos à empresa.


A Equipalcool e seus valores sustentáveis

A Equipalcool ganhou em 2010 e 2012 o premio SESI de qualidade no trabalho na etapa Estadual e foi indicada para a premiação nacional em 2012. Conquistou neste ano o primeiro lugar/ média empresa na categoria Cultura Organizacional e o segundo lugar/ média empresa em Educação e Desenvolvimento, sendo que, dois anos antes havia conquistado as mesmas categorias apenas invertendo os lugares conquistados em cada uma delas (primeiro e segundo lugar). As práticas utilizadas pela empresa para conseguir vencer a premiação podem ser verificadas neste site na parte de Prêmios e Certificados /SESI qualidade no trabalho.

Segundo o jornalista Ricardo Voltolini que palestrou na tarde em que foram entregues os prêmios, todas as empresas que venceram tem ao menos um fator comum que as une: um líder apaixonado pelo tema. Porque segundo ele, sustentabilidade não se resume na utilização das ferramentas prontas, ela é na verdade uma crença, uma convicção, o desejo de querer mudar algo na sociedade.

No que acreditam esses líderes?

Ética, transparência, diversidade, respeito ao outro, cuidado com o meio ambiente e principalmente a crença na interdependência, pois sabem que de nada adianta cuidarmos apenas de nós mesmos, dependemos uns dos outros para que a sustentabilidade funcione.

Sustentabilidade está realmente na moda por isso é tão fácil falar nela, mas praticá-la com eficácia é totalmente outra história. Tanto os líderes que receberam o prêmio SESI como aqueles que são considerados referencia para os mesmos, são lideres que tem propostas claras e coerência no discurso que fazem. Líderes coerentes e confiáveis lideram empresas confiáveis e politicamente corretas. Parece simples, mas os valores precisam ao longo dos anos transformarem-se em mudanças, estas por sua vez em práticas até que todos os colaboradores tenham orgulho de trabalhar onde trabalham e de fazerem parte de uma empresa do bem.

Parabéns, portanto não só para a Equipalcool, mas para todas as empresas brasileiras que são reconhecidas internacionalmente por seus produtos e principalmente também pelos seus valores e atitudes!

“O líder desses tempos devem ter a sensibilidade de perceber o essencial”
— Guilherme Leal Um dos fundadores da Natura


“E esse essencial seria liderar com valores”
— Ricardo Voltoni